top of page
Writer's pictureMark Wentworth

É tudo uma questão de cor!



Comemoração do Dia Internacional das Cores

21 de março


Está prestes a ficar muito mais leve e brilhante. Sim, é o Equinócio da Primavera aqui no Hemisfério Norte, mas desde 2009 há mais uma coisa a reconhecer em 21 de março, que é o Dia Internacional da Cor (CID)


É um dia para celebrar essa coisa linda, inspiradora e mágica chamada cor, e como ela é incrível. A cor nos inspira, nos acalma e com certeza sabemos que ela tem um papel importante em nossas escolhas de compra.


Quando alguém diz: “Quero trabalhar com cores”, pergunto com qual área da cor você deseja trabalhar? A vastidão e a escolha de uma carreira em cores são tão amplas e únicas quanto o próprio espectro.


Para ultrapassar os limites do meu próprio campo de especialização, pedi a quatro amigos e colegas que trabalham com cores que compartilhassem um pouco sobre o que fazem.


Moda, Interiores, Cura Vibracional e Bem-estar, são todas as áreas que me fascinam, então que melhor momento para compartilhar esse fascínio do que no Dia Internacional das Cores.


Moda

Quando percebi que era hora de voltar de Portugal para o Reino Unido, não fiquei o que você chamaria de feliz com a ideia. No entanto, por mais que eu resistisse, sabia que era a hora. Eu tinha meu novo endereço, mas não sabia o código postal, então o Google pesquisou.


Para meu espanto e surpresa, ali listado no Google maps ao lado da minha nova casa, estava minha próxima vizinha, ‘Analista de cores, Sarah Morgan-Birch’. Quando eu vi a cor, eu sabia que tudo ficaria bem, eu aprendi ao longo dos anos que quando a cor apareceu, ela estava me guiando para o caminho certo.


Após as apresentações iniciais e nas semanas e meses seguintes, passamos horas conversando sobre cores, cores e ainda mais cores. A especialidade de Sarah era a análise de cores e, como descobri, envolvia muito mais do que descobrir a qual estação você pertence.


Aqui está o que Sarah tem a dizer;


Olhe nos meus olhos ..
















“Olá e bem-vindos ao Dia Internacional das Cores. Mark me pediu para escrever alguns parágrafos, então, sendo uma alma prática, eu queria dar o máximo de valor que pudesse naquele espaço.


Eu trabalhei como analista pessoal de cores por 17 anos, e meu superpoder é olhar rapidamente para alguém e dizer a eles suas 'melhores' cores. Se eu conseguir chegar perto o suficiente, eu olho profundamente em seus olhos - eles revelam muitas pistas sobre quais cores combinam com eles.


E isso é algo que você pode fazer por si mesmo! Simplesmente tire uma fotografia ou tire os olhos e, em seguida, amplie até que as cores da íris pareçam pixeladas. Posso garantir que você vai combinar com essas cores se traduzidas em roupas, acessórios e joias.


E é muito mais detalhado do que apenas "azul" ou "marrom". Por exemplo, o olho azul à direita tem manchas suaves de tons médios de verde mar, lilás, marinho suave e cinza.


O olho azul à esquerda é muito mais brilhante, com tons quentes de dourado, castanho, azul-petróleo, turquesa e verde profundo. O olho direito é frio (ou seja, joias de prata) e o esquerdo é quente (joias de ouro).


Se você quiser completar a imagem, use os tons mais claros e mais escuros de seu cabelo, e você aparecerá instantaneamente coeso e unido. Existem muito mais cores em um espectro pessoal, mas as cores dos seus olhos e cabelo fornecem pistas para os blocos de construção do seu guarda-roupa. ”


Siga Sarah no Instagram @sarahmorganbirch


Interiores

Sempre gostei de interiores, um dos meus momentos favoritos do dia é quando está escurecendo, mas ainda não escuro o suficiente para fechar as cortinas, mas definitivamente precisando de algum tipo de iluminação ligada. Sim, sou uma daquelas pessoas que gosta de ver como as pessoas estão montando suas casas, lançando casualmente um olhar através das cortinas abertas enquanto eu passo.


Ao longo dos anos, tive a honra e o privilégio de ficar e visitar algumas casas e lares bastante espetaculares ao redor do mundo, de pequenos barracos a casas senhoriais e palácios e tudo mais. O ponto comum é sempre a presença da cor, sejam paredes, objetos, móveis e arte, e com a cor incluo o preto e o branco também.


Recentemente, descobri as cores ricas das joias e os tecidos opulentos de pelúcia no trabalho da designer têxtil Leila Vibert-Stokes.


Aqui está o que Leila tinha a dizer;

"Nunca se trata de cor com design têxtil - trata-se sempre de cores. Especificamente, as formas cuidadosas como elas são combinadas, selecionadas para se combinarem. Escolher um conjunto de cores para trabalhar é apenas o começo - quanto de cada um você usará? Será a cor de fundo ou um pequeno destaque? De que cores estará ao lado? É o que você esperaria ou surpreendente? E, acima de tudo - quais sentimentos você deseja evocar? A marinha pode ser vista como tradicional e recatada quando combinada com creme, mas quando usada ao lado de almofadas ousadas e brilhantes como as que usei neste ensaio, torna-se opulenta, semelhante a uma joia, rica e indulgente.


A cor é tão evocativa, pessoal e emocional que é a maneira perfeita de tornar sua casa alegre e acolhedora. Ele pode mudar completamente a sensação do ambiente com um simples toque de tinta ou um conjunto de almofadas. Para que a cor melhore a sua casa, ela deve, acima de tudo, ter um toque pessoal. O que me faz sentir feliz e alegre pode parecer exagero e estressante para um minimalista. Nunca subestime o poder dos objetos pelos quais você está cercado; um cobertor em tons ricos e opulentos traz glamour a uma noite de TV e uma bela obra de arte que fala com você levanta o ânimo cada vez que você passa. Um dos meus clientes favoritos resume isso perfeitamente - “Eu amo seus designs Leila; sempre me fazem sorrir ”. O que mais você poderia pedir de sua casa? "


Você pode descobrir mais em www.leila-vibert-stokes.com


Cura Vibracional com som

Conheci Nicola há alguns anos, quando trabalhava na Costa del Sol espanhola. Quando nos conhecemos, Nicola me ensinou os sons das vogais de cada um dos chakras, que ainda uso às vezes hoje. Tonificar esses sons parece me conectar, aterrar e equilibrar, tudo ao mesmo tempo. Posteriormente, Nicola fez meu curso de formação de Psicodinâmica em Cores para aprofundar ainda mais seu já vasto conhecimento e experiência com as cores como energia viva.


Já a viver no Algarve, pedi ao Nicola que escrevesse algo relacionado com cor e som.

Aqui está o que ela tinha a dizer;


“Som e cor estão inextricavelmente entrelaçados e podem ser medidos em frequências. A luz é o viajante mais rápido, e acho interessante que a velocidade do som seja mais rápida na água do que no ar. A sinestesia é uma percepção que algumas pessoas têm, onde podem ouvir música e ver as cores. Isso significa que você está experimentando um sentido por meio de outro.


Tanto o som quanto a cor podem ser usados ​​para a cura, pois atuam de maneira semelhante, ajudando a equilibrar e eliminar bloqueios e reabastecer os corpos físico e energético. No meu trabalho como curador de som, uso principalmente tigelas de cristal Alchemy feitas pela Crystaltones. Eles são feitos com 99,99% de quartzo transparente, além de outras gemas e minerais. Eles contêm a frequência e as informações dos vários cristais e também as frequências das cores. Tudo isso é tecido junto com o som, tendo assim muitos efeitos benéficos.


Rudolf Steiner disse que quando dormimos à noite, viajamos para uma dimensão que é feita de vibrações de cor e som. É por isso que, quando as pessoas recebem uma sessão de cura da tigela de cristal de Alquimia, muitas vezes sentem que estão indo para um lugar que já lhes é muito familiar. Portanto, esta ponte de arco-íris de cores e sons pode ajudar a conectar nossa realidade diurna às dimensões de nossos sonhos, dando-nos uma sensação mais profunda de totalidade e unidade.


Os tons puros de taças de cristal e outros instrumentos usados ​​para a cura do som, como a voz, emitem oitavas de harmônicos ou sobretons, da mesma forma que a luz branca pura se fragmenta nas cores do arco-íris. É aqui que a magia pode realmente ser sentida. ”


Site de Nicola www.soundsmagical.com


Bem estar

Em uma de minhas primeiras viagens a Dubai, fui contatado com entusiasmo por uma senhora que havia se inscrito em um de meus workshops. Ela me disse que também gostava de cores e trabalhava combinando cor e aroma. Estou sempre animado e fascinado por conhecer pessoas que compartilham o amor pela cor, ainda mais quando é algo que você normalmente não pensa em combinar.


Você já considerou que cor teria o cheiro?


Bem, Shahida Siddique tinha e tem feito isso por vários anos, pois ela é a proprietária e presidente da Altearah Bio Emotive Cosmetics. Altearah bio desenvolveu um método de tratamento feito sob medida com base nas virtudes da aromaterapia, olfactoterapia e cromoterapia. Compostos por óleos essenciais 100% naturais, os produtos orgânicos certificados estão disponíveis em 14 emoções coloridas, 14 tratamentos altamente ativos e inspiradores para o corpo e a mente.


Há toda uma ciência para usar a quantidade exata e a combinação de óleos essenciais orgânicos, alguns dos quais produzidos localmente na Altearah Bio HQ no sul da França, para criar aromas que enviam seus sentidos ao êxtase divino. Cada uma das combinações exclusivas equivale, vibracional e visualmente, às 14 cores usadas na seleção do Altearah Bio.


A cor nunca cheirou tão bem!


Faça o teste no site para descobrir de qual cor você precisa agora www.altearah.ae

Verifique também o site principal www.altearah.com


Obrigado Sarah, Leila, Nicola e Shahida por compartilharem seu amor pela cor.


Cor, este dia é o seu dia, um dia para comemorar e reconhecer a magia e a alegria que você é e tudo o que você traz para a nossa vida.


Nós o honramos e prezamos por ser um lembrete de que você está sempre lá, sempre pronto para apoiar e servir como quisermos que você esteja.


Cor, obrigado.

“Deixe-me, oh, deixe-me banhar minha alma com cores;

deixe-me engolir o pôr do sol e beber o arco-íris. ”

Khalil Gibran


Feliz Dia Internacional da Cor,


Ate logo,



0 views0 comments
bottom of page